RSS
"Alguém que não entende nada, falando sobre tudo!"

Porque os filmes que eu gosto nunca ganham no Oscar?

Você fica se pergutando, o filme que você mais gostou é indicado a melhor filme no Oscar, todo mundo na torcida, porque todo mundo que assistiu gostou também, dai aparece um filme do nada, que você ouve falar só perto do Oscar pega e ganha. Porque acontece isso?

É simples, você primeiro tem que analisar, que o Oscar é uma prêmiação bem séria, então muitas vezes(quase todas) eles dão o prêmio pro filme bem dramático e o filme mais completo ( com roteiro, que o diretor tenha feito um trabalho FODA), e muitas vezes eles premiam o inesperado, o novo, e eu concordo, é melhor incentivar o novo do que dar valor para o que já está valorizado. Mas não é só isso, o filme que ganha o Oscar realmente merece, se for para parar pra pensar.

Vamos observar o filme ganhador desse ano, Guerra ao Terror: O filme não me agradou tanto como quase todos os outros 7 que eu assisti (ainda não vi 2 dos 10 indicados), mas uma coisa que eu tinha reparado quando eu assisti, que TODOS os atores atuam MUITO bem, e ele é bem dirigido mesmo, e tem um bom roteiro, é realmente um filme completo. Então parar pra analisar ele tinha tudo para ganhar mesmo, comparar com Avatar que era favorito junto com Guerra ao Terror. Avatar tem boas atuações, mas não chegam aos pés das do Guerra ao Terror, só a genial da Zoe Saldana, depois vem que o Roteiro de Avatar é Fraco, isso prejudica, mas a direção do James Cameron, TUDO que o cara fez para realizar o filme, pra mim isso fazia ele merecer o Oscar de melhor diretor, mas acho que a academia acabou não se importando muito com isso.

Outra comparação, os 2 favoritos do ano passado: O Curioso Caso de Benjamin Button e Quem quer ser um Milionário, como saiu aqui no Brasil antes do Oscar, muita gente assistiu "O Curioso Caso de Benjamin Button" e adorou, e como tinha várias indicações todos achavam o filme favorito, mas mesmo tendo várias indicações ( e merecidas) o fato era que o "Quem quer ser um milionário?" que para muitos era um filme desconhecido e diferente porque foi a junção de Hollywood com Bollywood e era o menos favorito, porque ninguém tinha visto, daí você ve o filme e percebe que ele tem uma imersão sensacional, atuações ótimas, e a história é genial, ganhou tudo por mérito e não porque era a inovação no nivel de juntar os 2 cinemas. Eu tive a sorte de assistir os 2 antes do Oscar e lembro que pouca gente estava torcendo para o "Slumdog Millionare", o resto da galera estava torcendo para o filme que assistiu.

Normalmente a impressa acha que o filme mais assistido é o favorito, mas sempre a galera fã de cinema, mostra na realidade quem é o verdadeiro favorito. Chegar depois do Oscar e fazer uma matéria perguntando se "Guerra ao Terror" ter ganho foi zebra é bem revoltante, para nós que sabiamos que o filme provavelmente ia abocanhar tudo depois de ter levado vários prêmios em outras prêmiações anteriores ao Oscar. Então assim, se Guerra ao Terror mereceu tudo que ganhou? Sim, do jeito que a premiação do Oscar avalia os filmes, com certeza eles mereciam, mas com certeza eu queria ver o Tarantino lá todo orgulhosão saindo da premiação com vários Oscars.

O estilo de filmes do Tarantino e do Scorsese por exemplo é dificil agradar a academia do Oscar, pois são filmes mais violentos e são pesados em algumas horas, mas é o estilo deles e eles não mudam isso, tanto que demorou 30 anos para o Scorsese levar seu primeiro Oscar como diretor. Então assim, um estilo de filme pode ir ao seu gosto, mas muitas vezes o seu gosto não é o da Academia, daí você nunca está feliz com os resultados. Isso não quer dizer que você não entende de cinema, isso quer dizer que você tem o seu estilo de filmes, o que você tem que fazer é defende-lo e mostrar o porque seus filmes favoritos são tão fodas, pelo menos pra você.

Alias uma coisa, muitos filmes indicados ao Oscar, são lançados só no fim do ano, ou apresentados para a academia no fim do ano e lançado no cinema no inicio do ano do Oscar, esse ano aconteceu isso com muito filmes como "Amor sem Escalas", "Invictus" "The Blind Side" e outros

Só pra finalizar, eu vi um comentário de um cara falando se a academia do Oscar acha que as pessoas são burras, porque a melhor bilheteria deveria ganhar de melhor filme e não a pior. Respondendo a isso eu falaria que sim as pessoas são burras, porque olha grandes bilheterias de 2009, tem filmes como o do Wolverine e Lua Nova, agora você acha que seria digno esses filmes lá no Oscar? #FIKDIK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 Bazinga Blog. All rights reserved.
by PedroH.